Benção-de-deus: características
A benção-de-deus é uma planta comum e que nasce facilmente (em cantos de muros, por exemplo). Ela em folhas grossas e suculentas, e é uma planta alimentícia, extremamente nutritiva e rica em vitamina C.
Não se deve consumir a planta colhida da rua, mas é possível pegar uma muda dela e plantar em casa para tê-la disponível. Ela pode ser utilizada em omeletes, refogados, saladas, etc.
As flores dela formam frutículos, bolinhas amarelas que estouram, onde ficam as sementes. Existe uma segunda espécie da benção-de-deus que tem flores grandes, do tamanho de margaridas, que também é comestível.
Ela pode ter outros nomes, como língua de vaca, ora-pro-nóbis ou beldroega da folha grande. Ela é da família da beldroega.
Cuidados no consumo da benção-de-deus
A benção-de-deus não deve ser consumida durante a gestação. Ela não é propriamente abortiva, mas tem algumas atividades sobre o sistema reprodutor feminino.
Benefícios da benção-de-deus
Ação emoliente
Tecnicamente, ela é uma planta emoliente – ela amolece tecidos, e é indicada para calos, caspa e feridas ressecadas, e pode também amolecer os fios de cabelo (que são feitos de queratina).
Ação cicatrizante
A benção-de-deus é considerada cicatrizante, e as folhas dela, bem amassadas, podem ser colocadas sobre feridas. Triturada, ela pode ser utilizada, em casos de eczemas e erisipela, na forma de um pequeno emplastro sobre a área afetada.
Ação diurética
As raízes da benção-de-deus são consideradas diuréticas, e são bastante recomendadas para aumentar o volume de urina.
Tratamento de infecções intestinais
Nos casos de diarreias, dores e cólicas intestinais causadas por infecções intestinais, consumir a benção-de-deus pode ser eficiente. É possível fazer suco ou consumir a benção-de-deus crua na salada.
Tratamento da menopausa
Algumas pesquisas demonstram que a benção-de-deus tem um potencial estrogênico, atuando sobre o sistema reprodutor feminino, principalmente em situações de menopausa. Em mulheres que estão entrando na menopausa, sofrendo com os “fogachos”, o consumo dessa planta pode aliviar esses sintomas tão incômodos.