Beldroega: características
A beldroega (Portulaca orelacea) é uma planta que foi mais conhecida no passado, mas que foi esquecida na vida urbana. Ela tem folhas pequenas e “gordinhas”, e pode ser utilizada na alimentação. Ela faz parte das chamadas PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais, que são plantas de alto valor nutricional, mas que, por serem consideradas “pragas”, não são consumidas, como é o caso da serralha, trançagem, língua-de-vaca, entre outras plantas.
A beldroega tem uma “prima” bastante conhecida: a onze-horas, uma planta que pode ser comprada em floriculturas e que dá flores vermelhas ou amarelas que se abrem perto das 11 horas.
A onze-horas é uma planta rasteira, assim como a beldroega. Porém, as flores da beldroega são minúsculas e não são utilizadas para ornamentação. Já a onze-horas, que sofreu melhoramentos durante o tempo, tem flores grandes e é utilizada para ornamentação de jardins, floreiras, etc.
Propriedades nutricionais da beldroega
A beldroega é rica em minerais, com potássio e magnésio, e pode auxiliar na alimentação de crianças e idosos, por exemplo. Os estudos demonstram que ela tem altas concentrações de ômega-3 (o mesmo das “cápsulas de ômega-3” e do “óleo de peixe”), que evita problemas cardíacos (pois é um estimulante do sistema circulatório e do coração) e estimula o sistema imunológico.
É possível plantar beldroega em floreiras, quintais, jardins, hortas, etc., e ela pode ser incluída na alimentação como salada, picadinho, refogados, sopas ou sucos ou utilizada, na forma de chá, como planta medicinal.
Benefícios da beldroega
Sistema digestivo
A beldroega atua no sistema digestivo, combatendo disenterias, colites e até hemorroidas, aliviando os sintomas.
Controle da pressão arterial
Por conta da presença do ômega-3, ela combate e ajuda a controlar a hipertensão arterial.
Estudos químicos demonstram que, na beldroega, há a presença de uma substância chamada noradrenalina, muito importante para o organismo, que também tem uma função sobre o sistema circulatório e ajuda a equilibrar a pressão arterial.
Relaxamento da musculatura
Alguns estudos feitos com a beldroega, em cobaias, demonstraram que ela causa um relaxamento da musculatura, e pode ser utilizada por pessoas que estão tensas, com dores, torcicolo, etc., por exemplo na forma de emplastros (colocando a planta, bem amassada, sobre a área afetada, com um pano com água quente por cima).
Pessoas que estão com tensão muscular podem tomar o chá da beldroega ou comê-la.
Combate a doenças degenerativas
Nos estudos químicos, também foi encontrada, na beldroega, uma substância importante chamada dopamina – um estimulante do sistema nervoso que tem condição de combater doenças degenerativas como o Parkinson.
Não existem estudos propriamente com o Parkinson, mas os estudos demonstram a atividade da dopamina sobre o sistema nervoso e a possibilidade do uso da beldroega como auxiliar no tratamento do Parkinson junto ao tratamento com o neurologista.