Características da batata yacon
A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma raiz tuberosa da América do Sul que se difundiu por todo o mundo. O consumo dela é comum no Japão, na Europa e na Ásia.
É possível ralá-la e comê-la crua, fazer sucos (pois é extremamente adocicada), cozinha-la, fritá-la, etc. Ela também pode ser utilizada para tratamento medicinal.
Diabéticos não devem comer raízes, pois elas têm muito açúcar. Todavia, a yacon é diferente das demais batatas e plantas que têm raízes tuberosas, pois a reserva dela não é feita na forma de amido, como ocorre com a batata, batata-doce, mandioca ou cenoura.
A diferença da yacon é que a maior reserva é feita de frutano, outro tipo de açúcar que não necessariamente se torna glicose e não depende da insulina para entrar no processo metabólico.
O amido, que se transforma em glicose e necessita de insulina para que entre na corrente sanguínea, não é bom para diabéticos. A yacon, por ter frutanos, é melhor para eles.
Hoje estuda-se a possibilidade de criar um açúcar de batata yacon para diabéticos, da mesma forma que se faz o açúcar da beterraba, por exemplo. Assim, o diabético poderá adoçar seus alimentos sem adoçantes artificiais, e que não façam mal a diabetes, pois não dependerão de insulina.
Se o diabético não produz ou produz pouca insulina, não faz diferença para o caso da batata yacon.
Quem tem diabetes e está cansado de tomar suco sem açúcar ou com adoçantes artificiais, que também fazem muito mal para a saúde, pode coloca batata yacon em seus sucos, que irão ficar mais adocicados, sem os problemas do açúcar e sem o gosto do adoçante artificial.
Segurança no uso da batata yacon
Não somente a raiz tuberosa da yacon pode ser consumida, as folhas também. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Maringá demonstrou que as folhas dela são seguras para consumo humano, e podem ser utilizadas como salada ou refogado.
Essa pesquisa demonstra que o uso dela, tanto medicinal como na alimentação, não tem problemas.
É possível plantar batata yacon em canteiros em casa. Ela é diferente da batata comum, não dá ramas, mas sim um arbusto parecido com o do picão (que é da mesma família). Depois de 6 a 8 meses, as raízes dela estarão no ponto para serem colhidas.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Tucumã, na Argentina, constatou que o consumo de altas doses de batata yacon pelo período de 4 meses não causou nenhum efeito colateral nos animais do teste.
Benefícios da batata yacon
Ação antioxidante
Uma pesquisa realizada na República Tcheca demonstrou que as folhas da yacon exercem potente ação antioxidante, ou seja, combatem radicais livres, que são substâncias que podem prejudicar o organismo, piorar doenças inflamatórias, doenças crônicas, causar arteriosclerose, e em excesso até mesmo levar ao câncer. Para combater esses problemas de maneira preventiva, as folhas da yacon são indicadas.
Controle da obesidade e diabetes
Na Universidade de Tucumã, na Argentina, produziu-se uma farinha da batata yacon, que foi administrada a animais obesos durante a diabetes. Essa farinha não causou o emagrecimento, mas ajudou no controle da glicemia, no do colesterol (principalmente triglicérides e LDL, considerado o colesterol mais danoso para o sistema cardiovascular) e evitou picos de triglicerídeos depois das alimentações.
Quando nos alimentamos, a gordura entra na corrente sanguínea na forma de triglicerídeos. Depois que comemos, a taxa de triglicerídeos é muito mais alta, depois ela é metabolizada e se regulariza. Quando consumimos a farinha da batata yacon, os triglicerídeos da alimentação não entram na corrente sanguínea – ou seja, há uma menor absorção de gorduras.
Essa pesquisa demonstrou que o consumo da farinha durante esse período estimulou as células pancreáticas, aumentando tanto a produção de insulina quanto a de glucagon, um segundo hormônio produzido pelo pâncreas.
Enquanto a insulina armazena o açúcar no fígado e leva para as células, o glucagon faz o contrário – ele retira o açúcar do fígado e joga na corrente sanguínea para que possa ser utilizado pelas células.
A suplementação da alimentação de diabéticos (principalmente tipo II), obesas ou obesas e diabéticas com a farinha de yacon pode ser muito benéfica, tanto para controlar os índices de gordura quanto a glicemia.
Controle da glicemia
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Maringá constatou que o chá das folhas da batata yacon não exerce nenhum efeito sobre a glicemia, portanto não adianta utilizá-las dessa forma. Foi feita uma tintura, extraindo os princípios ativos das folhas de yacon a partir de uma solução alcoólica. Todo o álcool foi evaporado, sobrando somente um resíduo seco, e dele utilizou-se 400mg por quilo de peso dos animais do teste, e como resultado reduziu-se 59% da glicemia desses animais durante o tratamento.
O inconveniente é que para uma pessoa de 70 quilos poder fazer esse tratamento, ela precisaria de 28 gramas só desse extrato seco, portanto é muito difícil fazer o controle da glicemia com o uso das folhas da yacon. Consumi-las na forma de salada ou refogado exercerá uma ação funcional no organismo, porém para produzir 28 gramas do extrato seco dessa planta é necessária uma quantidade muito grande de folhas verdes frescas.
Na Universidade de Tucumã foi feito o mesmo experimento, porém, ao invés de fazer o extrato alcoólico com etanol (normalmente se utiliza álcool de cereais), utilizaram-se outros solventes, como clorofórmio, butanol e metanol. Com o uso de 50mg desse extrato conseguiram controlar as taxas de glicemia.
Portanto, se o extrato é preparado com álcool, precisa de uma quantidade maior; se produzido com outros solventes, uma quantidade menor. Porém, geralmente as pessoas não têm acesso a clorofórmio, butanol e outros solventes para produzir esse extrato seco, e o acesso às folhas da batata yacon não é comum, pois não são vendidas nos supermercados.
Uma pesquisa realizada pela faculdade de medicina de Botucatu, demonstrou que a administração do suco da batata yacon à animais com diabetes tipo I controlou a glicose sanguínea, os triglicerídeos e o colesterol, causando aumento do HDL (bom para o sistema circulatório) e redução de LDL e VLDL (piores para o sistema circulatório). Na diabetes tipo II, o suco da yacon também pode ser uma opção.
Proteção do fígado
Uma pesquisa realizada na França demonstrou que folhas da yacon, quando utilizadas como medicamento para o fígado, evitam intoxicações, como por paracetamol e medicamentos para tuberculose, e outros agentes químicos que causam lesões hepáticas. Nesse caso, o uso da folha batata yacon exerceu excelente ação hepatoprotetora.
Como preparar a farinha de batata yacon
Para fazer a farinha, pegue a yacon, descasque levemente (somente a parte que teve contato com a terra) e corte-a em fatias finas. Coloque no forno em temperatura baixa (em torno de 35° a 40°). Quando ela ficar seca e durinha, coloque-a em um liquidificador ou processador de alimentos e bata até que vire uma farinha. Peneire, retirando as partes ainda não totalmente trituradas. A farinha de yacon pode ser incluída em sucos, vitaminas, sopas e preparados.