Barriga inchada (dispepsia)
Muita gente tem um sintoma em que, quando comem um alimento ou fazem qualquer coisa fora da dieta, sentem a barriga estufar e uma sensação de inchaço.
A barriga inchada é chamada de “dispepsia”, e ela tem algumas causas muito comuns. É importante a pessoa identificar as causas da sensação de barriga inchada.
As principais causas da dispepsia são: má alimentação, ansiedade, TPM (pois no ciclo hormonal a pessoa tem facilidade de ter mais retenção hídrica, facilitando a barriga mais inchada), uso de antibióticos ou uso crônico de medicamentos como omeprazol e pantoprazol, intolerâncias alimentares (como intolerância a lactose, a glúten ou a algum alimento que a pessoa tenha sensibilidade) e outro sintoma comum, chamado disbiose.
Disbiose
A disbiose é a desregulação de bactérias patogênicas e benéficas no organismo.
Existem bactérias “boas” e “ruins” no organismo. Se a pessoa está tendo um excesso de bactérias ruins por conta dessas outras causas, principalmente a má alimentação, ela terá uma flora intestinal em desequilíbrio.
Assim, a pessoa terá uma dificuldade na absorção de vitaminas, minerais e de alguns macronutrientes, como a proteína. Isso também pode acontecer com pessoas que estão comendo alimentos saudáveis, mas têm um problema de ansiedade. A disbiose é um problema multifatorial que deve ser tratado.
Alimentos prejudiciais
Para não ter esse desequilíbrio e evitar a barriga inchada, a pessoa deve evitar alguns elementos, como cafeína em excesso, bebidas gaseificadas (como refrigerante e água com gás) e produtos industrializados ricos em corantes e conservantes.
Existem várias pesquisas que mostram que a flora intestinal de pessoas que comem mal e que estão “acima do peso” ou obesas é mais negativa do que positiva. Isso vai dificultar a saúde desses indivíduos, pois vão ser pessoas com mais facilidade de adoecer e, quando comerem algum alimento, de sentirem a barriga inchada. Deve-se ficar atento a esses sintomas.
A obesidade também pode ser uma das causas dessa barriga inchada e desse estufamento.
Alimentos benéficos
As fibras ajudam no trânsito intestinal. Combinar fibras e saladas com um aumento da ingestão de água pode ajudar a resolver o problema da barriga inchada. Além disso, preferir legumes cozidos é melhor para esse objetivo.
Uma das causas desse estufamento e barriga inchada é comer muito rápido, portanto a pessoa deve tentar mastigar com mais calma e fazer uma refeição com mais tranquilidade.
Outra dica é aumentar o consumo de probióticos e prebióticos. Os probióticos geralmente são indicados por um nutricionista, pois muitas vezes, se a pessoa não sabe o que está tomando ou toma um probiótico que não é específico para o objetivo dela, eles podem causar flatulência ou dor.
O prebiótico e o probiótico devem estar juntos. Sem o prebiótico, o probiótico não funciona.
Para otimizar o uso dos probióticos, a pessoa deve consumir alimentos como chicória, alho, alho-poro, cebola e aspargo, que são fontes de prebióticos.
Além disso, deve-se consumir mais gengibre. O gengibre pode ser consumido na forma de suco ou chá, ou a pessoa pode colocar pequenos pedaços dentro da água e tomar ao longo do dia. É um alimente que ajuda bastante na sensação de barriga inchada.
Além do gengibre, pode-se consumir sementes de abóbora, que são fáceis de encontrar. Elas podem ser trituradas e consumidas na forma de farinha.
Alguns temperos ou ervas como tomilho, cravo, canela e cúrcuma podem ser adicionados na alimentação diariamente, e irão ajudar bastante.
Além disso, chá de funcho, hortelã, erva-cidreira, capim-santo ou chá-verde são os melhores chás para melhorar o sintoma de barriga inchada.
Manter uma alimentação balanceada e acrescentar esses alimentos ao longo do dia-a-dia vai ajudar bastante a acabar com esse sintoma.