Características do baobá
O baobá é uma árvore exótica e muito rara, encontrada em alguns estados do Nordeste brasileiro.
O baobá é uma árvore nativa da região africana. Existem oito gêneros da família das bombacáceas – seis gêneros em Madagascar, como o Adansonia madagascariensis, e um gênero mais predominante que é natural das savanas africanas.
O baobá não é a maior árvore do mundo, mas é a mais espessa e com o maior crescimento de caule. Os baobás têm folhas caducas – ou seja, que caem durante a estação seca. As árvores chegam a alcançar até 25m de altura.
O baobá é a árvore de maior longevidade na natureza em todo o mundo.
Rebrotamento do baobá
Em Aracaju, uma árvore de baobá que estava com aproximadamente 8m de altura e 65cm de diâmetro precisou ser cortada, pois apresentada uma inclinação acentuada. Porém, 1 ano depois do corte, a árvore rebrotou.
O baobá antes era da família das bombacáceas, mas hoje é da família das malváceas – uma família botânica que tem a característica de rebrotamento fácil, que é chamada botanicamente de “multiplicação vegetativa” – uma reprodução assexuada através da qual parte da planta, como o caule, se reproduz. Geralmente, as estacas são pouco volumosas, com 5 a 10cm, mas existem casos de troncos com mais de 40cm do baobá rebrotarem.
A árvore pode ser transplantada para outro local sem que a planta corra o risco de não brotar novamente.