Você vai ver nesse artigo:
Funções da bainha de mielina
1) Isolar os axônios
A “capa” que recobre o axônio é chamada de bainha de mielina e age como um isolante elétrico. Suponha que a energia elétrica detida pelo axônio precise se deslocar, por exemplo, a um determinado músculo, como existem milhões de axônios atravessando a medula espinhal, a bainha de mielina é de fundamental importância, pois age isolando os axônios e, assim, evitando a perda dessa informação.
2) Acelerar a velocidade do impulso elétrico
O corpo celular dá start e produz a energia elétrica que irá passar pelo axônio, esta por sua vez terá uma velocidade de transmissão, que poderá ser alta ou baixa.
Outra função da bainha de mielina consiste em aumentar a velocidade de condução dos impulsos elétricos que passam dentro do axônio. Os neurônios que possuem bainha de mielina, ou seja, os axônios mielínicos, conduzem eletricidade mais rapidamente. Da mesma forma, aqueles destituídos desse revestimento demoram mais para levar o estímulo aonde ele deve ir. Desse modo, existem os neurônios mielínicos e os amielínicos.
Para se ter ideia, a energia elétrica que passa pelo axônios pode atingir até 400 km/h. Logo, a informação chega rapidamente onde é necessária. Geralmente os neurônios motores (que se direcionam aos músculos) são os mais rápidos.