Avelós: benefícios e como usá-lo
O avelós (Euphorbia tirucalli) é uma planta reputada como capaz de curar muitas formas de câncer, e é utilizada por muitos de maneira não segura, pois é tóxica e que pode queimar a mucosa, irritar a pele e causar cegueira.
Ele é da família das euforbiáceas, a mesma da mandioca, do pinhão-roxo e de outras plantas comuns.
As folhas do avelós são pequenos talos que, quando quebrados, expelem um látex. Mesmo sem existir pesquisas que constatem a segurança dessa planta, um pesquisador de uma universidade de São Paulo afirmou que uma pequena quantidade desse látex diluído em água poderia curar vários tipos de câncer, e uma revista americana de fitoterapia também publicou essa informação.

Toxidade e cuidados no uso do avelós
O consumo de avelós pode causar intoxicação. É uma planta proteolítica, ou seja, ela dissolve proteínas, e, por isso pode causar ferimentos e irritações sobre a pele, e se tocar a mucosa (como a da boca e a do nariz) ou a língua, pode causar úlceras e queimaduras, e no trato intestinal (como no esôfago e no estômago) pode causar feridas, dependendo da quantidade que é utilizada.
Existem estudos clínicos demonstrando que o látex do avelós estimula a formação de alguns tipos de linfoma (cânceres do sistema linfático), portanto, não se deve bebê-lo nem fazer algum composto com ele para ser ingerido.
Quem tem crianças em casa deve tomar cuidado, pois elas podem quebrar a planta, encostar o dedo no látex dela, e passá-lo sobre os olhos. Isso provoca irritação e, pode dissolver a córnea e causar cegueira permanente.
Há relatos de uma pessoa que, tratando um olho-de-peixe no dedo com o látex do avelós, não lavou as mãos adequadamente e passou-a nos olhos, causando uma queimação muito forte. Como era uma quantidade pequena do látex, lavar os olhos com bastante água fez o efeito passar.
Benefícios do avelós
Tratamento de problemas de pele
O avelós é reputado para o tratamento de verrugas e de olho-de-peixe, pois dissolve essas estruturas. Há relatos de uma pessoa cujo olho-de-peixe desapareceu completamente com o uso do látex do avelós durante 5 dias, passando duas vezes ao dia.
Também se costuma passar o látex do avelós sobre furúnculos (abcessos), para eliminá-los.
Tratamento do câncer de pele
Muitos que tem câncer de pele ( extremamente agressivo) usam o látex do avelós para dissolver os melanomas, porém, não existem estudos comprovando a eficácia dessa ação.
Quem tem câncer de pele deve continuar com os tratamentos convencionais, seja quimioterapia, radioterapia ou cirúrgico, e pode usar o avelós para auxiliar no tratamento.