Você vai ver nesse artigo:
Embora o homem não possua o problema da mulher atrelado à idade e a queda de sua capacidade reprodutiva, ele possui outros aspectos que podem interferir na sua fertilidade. As doenças sexualmente transmissíveis que afetam a mulher também podem acometer o homem, e assim acarretar a obstrução dos canais deferentes, culminando na azoospermia (ausência de espermatozoides). Portanto, é igualmente importante que o homem seja avaliado por um especialista.
Hábitos de vida do homem
As mesmas recomendações de estilo de vida atribuídas à mulher, como estar numa faixa de peso ideal, não ingerir bebidas alcoólicas, não consumir drogas e não fumar, também são válidas para o homem. Dessa forma, homens com sobrepeso, fumantes, alcoólatras e usuário de drogas, também podem ter sua fertilidade comprometida.
Consequências das drogas anabolizantes
Uma prática muito comum, principalmente entre os jovens que frequentam academias de musculação, é o uso de esteroides anabolizantes com o intuito de ganhar massa muscular. Essas drogas podem refletir na queda da produção dos espermatozoides, e muitas vezes, essa disfunção produtiva pode ter caráter permanente.
Portanto, é muito importante que os jovens conheçam os perigos inerentes à utilização dessas drogas e as consequências que elas podem causar. Afinal, essas medicações podem deixar o indivíduo infértil pelo resto da vida, mesmo após uma posterior interrupção de seu uso.
Espermograma
O espermograma é um exame realizado para aferir a contagem dos espermatozoides e verificar sua mobilidade e forma. Embora seja um exame simples, ele pode fornecer informações valiosas sobre a fertilidade.
Algumas alterações leves exibidas pelos espermatozoides podem ser corrigidas por meio do uso de medicação ou até mesmo mediante intervenção cirúrgica (há algumas cirurgias visando restabelecer a fertilidade masculina).
Contudo, vale destacar que a avaliação da fertilidade do homem não deve se restringir ao espermograma. Assim, deve-se também realizar as dosagens hormonais e a ultrassonografia testicular. O importante é enfatizar que existem alternativas de tratamento para o homem, mas isso dependerá prioritariamente do tipo e da gravidade da complicação diagnosticada.