Arruda: benefícios e como usá-la
A arruda (Ruta graveolens) é mais conhecida pelo uso místico do que o medicinal. De aroma forte, ela é milenarmente utilizada como planta mágica e mística, capaz de afastar espíritos e energias negativas, e no Brasil, é utilizada para benzer crianças com quebranto e mau-olhado.
Muitos acreditam que a arruda não pode ser usada como remédio, mas, da maneira correta, ela pode.
Os pés de arruda produzem flores amarelas e frutos (cápsulas dentro das quais estão as sementes).
Toxidade da arruda
A arruda é uma planta tóxica e, se usada em demasia, causa graves intoxicações.
Em excesso, o chá de arruda causa hemorragia uterina no período menstrual. Ela é uma planta abortiva, e, se usada durante a gestação, pode levar à perda do bebê. Portanto, grávidas não devem usar arruda, e mulheres no período menstrual devem utilizá-la com cuidado.

Uso tópico da arruda
Algumas pessoas utilizam a arruda topicamente (sobre a pele) para tratar alguns problemas. Nesses casos, não se deve expor ao sol, pois, assim como o limão, a ação dos raios solares sobre a arruda causa queimaduras dolorosas e mancha a pele.
Como fazer chá de arruda
Para fazer uma xícara de chá de arruda, utilize uma colher de café (5g) de folhas picadas – não exceda essa dosagem –, derrame água quente por cima e tome.
Benefícios da arruda
Facilitadora da menstruação e aliviante das dores menstruais
Em algumas mulheres, durante a menstruação, o deslocamento do endométrio, causa muitas dores.
A partir de três dias antes do início do período menstrual e durante a menstruação, pode-se tomar uma xícara de chá de arruda ao dia para ajudar a menstruação descer e aliviar as dores do processo.
Ação antifebril
A arruda é antifebril, e funciona como a dipirona ou o paracetamol para baixar febres. Porém, ela não deve ser administrada em crianças.
Combate à dores de ouvido
Popularmente, para tratar dores de ouvido, muitos amassam um ramo de arruda, adicionam uma colher de chá de água, fazendo uma pasta, e pingam duas gotas desse extrato nos ouvidos.
Porém, não é recomendável pingar medicamentos (de farmácia ou fitoterápicos) nos ouvidos, pois isso pode gerar resíduos que causam futuras complicações.
Nesses casos, pegue 4 ou 5 ramos de arruda, ferva em 0,5l de água, mergulhe um pano limpo ou guardanapo na mistura e, para aliviar as dores, faça compressas na região atrás do ouvido, onde passa o duto auditivo, também pode-se tomar o chá analgésico com as folhas picadas de arruda.
Para que haja segurança na administração, a dosagem da arruda deve ser extremamente baixa.