Você vai ver nesse artigo:
Araçá: benefícios e como usá-lo
O araçá (Psidium cattleianum) é uma planta comum no Brasil, cujos frutos são muito consumidos nas zonas rurais, já que como perecem rapidamente, é difícil encontrá-los nas áreas urbanas.
Existem duas variedades de araçá: o araçá-amarelo e o araçá-vermelho.
O araçá é uma fruta muito consumida, principalmente por animais, como pássaros, mas também por humanos – tanto na forma de sucos e geleias, quanto in natura.
Popularmente, é utilizado contra diarreias, para controlar a diabetes e a pressão arterial, como bactericida, contra infecções da boca e da garganta, para suprimir hemorragias, entre outros usos.

Toxidade do araçá
O araçá tem baixa toxidade, porém, deve-se respeitar a dosagem de uma colher de folhas picadas dele para cada xícara de água, tomando três vezes ao dia – uma recomendação padrão, dentro da qual o consumo do araçá não oferece riscos à saúde.
Benefícios do araçá
Ação antidiarreica
O chá das folhas do araçá pode ser excelente para conter diarreias, da mesma forma que o da goiaba, pela presença de taninos nas folhas, e o uso dele pode ser eficiente para quem sofreu infecção intestinal ou intoxicação alimentar.
Ação antibacteriana
As folhas do araçá exercem excepcional ação antibacteriana, combatendo vários tipos de bactérias, em especial, a Streptococcus mutans, uma das causadoras das cáries.
Usar as folhas do araçá pode ser uma excelente alternativa para fazer bochechos ou produzir cremes dentais caseiros e prevenir as cáries.
Ação larvicida
O extrato das folhas do araçá reduz em até 88% o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue, e pode ser um grande aliado no combate ao vetor da doença e à própria dengue, que se desenvolve cada vez mais pelo Brasil.
Ação antioxidante
O araçá apresenta atividade antioxidante, combatendo radicais livres, responsáveis por danos ao material genético e que podem, inclusive, levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Portanto, o chá das folhas do araçá pode prevenir o desenvolvimento do câncer.
Ação antitumoral
O araçá combate vários tipos de câncer, em especial o de estômago. Ele reduz o tamanho do câncer, pois leva as células cancerígenas a apoptose (morte espontânea).