A apneia tem cura?
A apneia não apresenta cura de 100%, mas é tratável. Há, para isso, procedimentos clínicos eficientes, além dos cirúrgicos. A eficácia dos resultados relaciona-se não somente a essas terapias, mas também a mudanças nos hábitos de vida, como perder peso, praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo. Se emagrecer de forma correta e saudável, o indivíduo diminuirá a quantidade de gordura na retrofaringe, orofaringe e nasofaringe.
Tratamento da apneia com CPAP
O CPAP é um aparelho de referência para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em qualquer grau de gravidade. Quem melhor se adapta a essa terapia são os indivíduos com índices de moderado a severo, todavia ele também é indicado para os leves, quando há outras doenças relacionadas ao sono, como as de circulação.
Tratamentos cirúgicos
A cirurgia ortognática, também chamada de telegnática ou de avanço maxilo-mandibular, é de, no mínimo, 10 mm. Apesar do pós-operatório delicado, com cerca de vinte a trinta dias de descanso, a satisfação do apneico submetido a ela é geralmente alta, todavia há procedimentos mais eficazes do que outros.