Importância da mordida correta
Os dentes começam a nascer precocemente e o organismo precisa de apenas 20 g de força contínua para posicioná-los corretamente. Por uma questão de formação ou hábitos irregulares, ocasionalmente eles surgem em posições diferentes.
Assim como os dentes, a mordida é fundamental para a saúde. Os dentes devem encaixar-se perfeitamente para triturar o alimento direito. A arcada dentária (mandíbula) solta-se para absorver o impacto e ajudar na mastigação. Deficiências nesse complexo mecanismo podem acarretar dores de cabeça e na nuca e, às vezes, problemas mais sérios. Por isso, a correção dos dentes vai além do aspecto estético.
Diferenças entre os aparelhos ortodônticos convencionais e os autoligáveis
Há muito tempo, substituiu-se o aparelho convencional (com borrachinhas) pela tecnologia do autoligável. Há muitas diferenças entre esses dois tipos. A primeira refere-se ao material utilizado. Os fios deste, fabricados com componentes desenvolvidos pela NASA para proteger satélites, fora da boca, são flexíveis, moldáveis e, uma vez inseridos nos bráquetes, em razão da temperatura da boca, retomam a forma natural e movimentam os dentes da mesma forma que originalmente o faz o organismo. Já aquele, por utilizar 120 g de força, estimula reação e bloqueio corporais e, consequentemente, o indivíduo precisa retornar ao dentista a cada vinte ou vinte e cinco dias para ajustá-lo, o que o autoligado dispensa porque se mantém ativo todos os dias e isso torna o tratamento muito mais rápido. Portanto a eficácia do processo depende de pressão mais leve associada ao movimento contínuo.