Tipos de aparelhos ortodônticos estéticos
Atualmente, há dois tipos de aparelhos estéticos: os de porcelana ou safira e os linguais.
Particularidades do aparelho lingual
Diferentemente do aparelho convencional, em que se colam os bráquetes na frente dos dentes, no lingual, eles ficam atrás deles.
O dispositivo, também chamado de invisível por não ser aparente, tem esse nome porque se instala na face do dente voltada para a língua. Assim, tem-se preservação máxima da estética.
Perfil dos usuários de aparelho lingual
Embora recente no Brasil, já se utiliza essa técnica há algum tempo nos Estados Unidos. Surgiu em Hollywood pela necessidade de os artistas corrigirem os dentes com aparelho simultaneamente à de não apresentarem sorriso metálico.
Artistas, esportistas, pessoas públicas e empresários, além de outras pessoas que querem, por algum motivo, corrigir os dentes sem comprometer a estética, procuram utilizá-la.
Vantagens do aparelho lingual
A principal vantagem do aparelho lingual em comparação com o convencional é o efeito altamente harmônico, já que, praticamente imperceptível, só se sabe que determinado indivíduo o usa se alguém informar.
Como os bráquetes ficam colados nas faces internas dos dentes, não se vê o possível acúmulo de alimentos quando o paciente come, o que o deixa seguro para conversar durante as refeições, como num jantar de negócios.
Durante o tratamento com aparelho convencional, alguns procedimentos odontológicos, como, por exemplo, clareamento, troca ou restauração estética, não se podem realizar em vista da posição dos bráquetes, mas, com o lingual, sim, porque a face frontal dos dentes está livre.
Higienização do aparelho lingual
A higienização faz-se da mesma forma com que se faz com os aparelhos convencionais.