Preço do aparelho estético de porcelana
Se, para corrigir os dentes, há um tipo de aparelho menos usado pelas pessoas, isso significa que ele é um pouco mais caro ou difícil de se achar. Ao considerar que precisarão ficar dois anos com ele na boca, alguns optam pelo de porcelana, em vez do metálico.
Fios ortodônticos dos aparelhos de porcelana
Embora os fios ortodônticos em certos aparelhos de porcelana pareçam brancos, também são metálicos, mas pintados.
Borrachinhas transparentes com tendência a amarelarem
Apesar de as borrachinhas serem transparentes e não aparecerem, elas também tendem a amarelar, o que ocorre mais rapidamente, por exemplo, pela ingestão de comida temperada com açafrão ou de cachorro-quente.
A pasta de dente Prevent é antibacteriana e antiplaca. Ligeiramente mais cara que as comuns, é também um pouco mais forte. Além de retirar muito mais sujeira dos dentes, limpa melhor o aparelho, mesmo que extremamente amarelado e sujo, e deixa-o transparente novamente após uma única escovação.
Além do aspecto estético, essa pasta também é boa para a saúde, já que higieniza melhor. Por isso, é recomendada inclusive para quem não utiliza aparelho, porque quem o tem precisa mesmo ser mais cuidadoso com os dentes. Contudo, antes de usá-la, é bom consultar um dentista sobre ela.
Durabilidade dos brackets
Os aparelhos de porcelana ou de safira são bastante resistentes à colagem; não se soltam com facilidade, mas, em razão do material, às vezes podem quebrar-se. O odontologista pode facilmente substituir a peça se vier a intervir no tratamento.
Há paciente que descolam aparelhos metálicos e de porcelana. Como as peças do segundo são pouco maiores que as metálicas, isso talvez interfira, porém, a resistência dos dois é a mesma.
Dores provocadas pelo aparelho
Há dois tipos de dor causada pelo aparelho. A primeira surge como incômodo durante a colocação, porque os lábios não estão acostumados ao artefato e, de raspar na boca, advêm aftas e feridas. Isso ocorre com o aparelho de porcelana e com o convencional (nenhum dos dois machuca menos). Em geral, o paciente recebe do dentista uma cera que cola ao aparelho e alivia esses sintomas. A segunda espécie de dor, cuja intensidade é também a mesma com ambos os aparelhos, provém, durante a manutenção, das raízes dos dentes.