Vantagens do aparelho autoligado estético
Atualmente, há os aparelhos autoligados, praticamente imperceptíveis, entre os quais o Crystal 3D, que utiliza arcos estéticos. Mas também existem os convencionais, com borrachinhas transparentes, que, com o tempo, desenvolvem manchas amareladas, além de usar fio metálico, enquanto o do autoligado é 100% estético.
Dor menos intensa
A dor causada pelo aparelho autoligado estético é infinitamente menor do que a provocada pelo modelo convencional, porque o fio do primeiro é bem menos rígido. A tecnologia do aparelho estético está no arco, elaborado por laboratórios americanos conjuntamente com a NASA.
Tratamento mais rápido
O tratamento com aparelho autoligado estético é 50% mais rápido, porque os arcos são termoativados e, fora da boca, bem flexíveis, mas, dentro dela, enrijecem. A ingestão de líquidos gelados, por exemplo, devolve a flexibilidade ao arco, mas o calor característico da boca o força a retomar a tensão anterior, leve, mas constante.
Período de manutenção
Com o autoligado, faz-se manutenção a cada dois meses, exatamente porque o aparelho libera forças lentas, mas contínuas, diferentemente de no tratamento tradicional, em que o tempo cai para vinte e um a trinta dias em virtude da perda de ação do aparelho cujo ajuste, além disso, é acentuado e doloroso.
Melhores resultados
O aparelho autoligado proporciona resultado melhor no corredor bucal, buraco negro entre os dentes e a parte interna da bochecha, que se torna visível quando se sorri e muitas pessoas, por isso, têm nele recebido aplicação de botox, procedimento temporário que exige reaplicação, no mínimo, em intervalos de seis meses. Já o tratamento ortodôntico corrige esse problema definitivamente.
Ausência de extrações
Na falta de espaço para alinhamento de todos os dentes, não há necessidade de extração dentária. Como acarreta expansão dentária, o aparelho autoligado amplia o perímetro do arco e oferece espaço para acomodá-los.