Você vai ver nesse artigo:
Angina: o que é?
Angina é uma dor no tórax causada por um problema de obstrução das artérias coronárias que envolvem o coração, por conta, por exemplo, da formação de placas de gordura. Pessoas que têm colesterol e triglicérides altos correm risco de angina.
Essa dor pode se irradiar para a boca do estômago, para a região maxilar ou para os braços (causando dormência e irradiando uma dor muito forte).
Se a pessoa sente essa dor, deve procurar assistência médica o mais rápido possível, pois ela é o primeiro sintoma de um infarto.
O infarto ocorre quando essa obstrução da veia ou artéria se prolonga por muito tempo, uma pequena fração do coração deixa de receber oxigênio e alimentação, e necrosa (morre). Dependendo da região do coração e do tamanho desse problema, a pessoa pode morrer.
Se a pessoa sente a angina (quando está fazendo exercício físico, limpando a casa, fazendo caminhada, jogando futebol, etc.) e ela é recorrente, deve procurar um cardiologista, pois são necessários exames para verificar a situação das veias e artérias.
Algumas pessoas têm a angina assintomática (não sentem dor) e acabam tendo um infarto sem saber que ele poderia ocorrer.
Hábitos de vida que influenciam as anginas
Para contornar esse problema, primeiro é necessário manter hábitos saudáveis de vida.
O cigarro, por exemplo, aumenta o problema das anginas e a probabilidade de infarto, pois envelhece as artérias e facilita a presença das placas de gordura dentro delas. O álcool faz um trabalho parecido e piora muito a situação cardíaca, e é muito prejudicial para quem sofre do coração ou tem problemas de circulação.
Uma alimentação rica em gorduras saturadas (como gorduras de origem animal) e o baixo consumo de água pioram muito o estado das anginas.
Deve-se consumir gorduras saudáveis, como o ômega-3. Peixes de carne escura e plantas como nozes, castanhas, ora-pro-nóbis e beldroega têm ômega-3, e o seu consumo (como salada, por exemplo) faz bem para a saúde do coração.
Deve-se manter uma vida com boa alimentação e com exercícios físicos regulares.
Tratamentos naturais para controlar a angina
Quando o cardiologista verifica que a pessoa está sofrendo de angina e precisa afinar o seu sangue, ele pode indicar que a pessoa tome aspirina uma vez por dia, uma medida preventiva, além de recomendar que a pessoa mude sua alimentação e faça exercícios físicos.
Com relação à angina, é possível utilizar plantas que são antitrombóticas – ou seja, evitam os coágulos. Se a veia está obstruída em determinado ponto, a passagem de sangue fica prejudicada e há uma presença muito grande das plaquetas (também chamadas de trombócitos), que podem formar pequenos coágulos que vão fechar de vez a passagem de sangue, causando um problema grave.
Para reduzir as chances desses coágulos, a primeira receita é tomar, pela manhã, um suco de casca de abacaxi com limão. O princípio ativo do abacaxi é a bromelina, que está em grande concentração na casca da fruta. Também é possível comer a polpa (por exemplo, depois do almoço), que também tem bromelina.
Pegue o abacaxi, lave-o muito bem por fora (para retirar agrotóxicos, poeiras e outros contaminantes) e descasque-o em tiras. De manhã, bata no liquidificador uma tira de casca de abacaxi e um limão, coe e tome. Isso é muito benéfico para a saúde cardíaca e os problemas de anginas, infartos, trombose e arteriosclerose.
Durante o dia, a pessoa deve tomar água de alho, que reduz o colesterol e as triglicérides, reduz as chances de trombose e arteriosclerose e melhora a pressão arterial.
Para produzir água de alho, corte três dentes de alho ao meio e coloque-os dentro de uma garrafa de 500mL. Complete com água, feche e agite. Tome pelo menos duas garrafas (1L de água de alho) ao dia – se puder, três (1,5L).
Como chá, é recomendado o uso do chapéu-de-couro, uma planta que trabalha a arteriosclerose e a trombose, reduz as chances de infartos e melhora a pressão arterial; e do cordão-de-frade, que tem propriedades parecidas e auxilia muito na saúde do sistema circulatório.
Tomar o chá de chapéu-de-couro com cordão-de-frade duas ou três vezes ao dia faz passar as anginas e privilegia muito a saúde do coração e das artérias coronárias.
Nenhum desses tratamentos têm a capacidade de retirar as placas de gorduras que foram formadas. Normalmente, é necessária uma ação cirúrgica, pois nem os medicamentos químicos conseguem retirar essas placas das artérias.
Se a passagem da artéria for obstruída em mais de 70%, é necessário fazer o cateterismo para desobstruí-la. Antes disso, é possível controlar muito bem as anginas somente controlando a pressão arterial, as chances formar coágulos e cuidando da alimentação.
Quem sofre de problemas cardíacos ou tem na família um histórico de pessoas que tiveram o infarto deve começar a cuidar da saúde do seu coração o mais rápido possível.