Características da ameixa-de-natal
A Carissa macrocarpa, popularmente conhecida como “ameixa-de-natal” ou “ameixa-africana”, é uma planta nativa da África do Sul, onde é muito consumida. No Brasil, ela ainda não é muito comum, mas já é conhecida por colecionadores e curiosos.
A fruta lembra uma cereja ou uma ameixa europeia. É uma planta muito bonita, que se desenvolve bem em vasos. Ela é muito utilizada em topiaria, que é a arte de podar e dar forma às plantas. Além de muito ornamental, ela produz praticamente o ano todo, principalmente no verão.
Na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, ela já vem sido cultivada comercialmente, inclusive com uma produção significativa por hectare plantado. É uma árvore de pequeno para médio porte que, plantada no chão, dificilmente passa de 3 metros.
A ameixa-de-natal tem princípios medicinais e é saborosa. Ela é levemente doce e não possui acidez. É muito consumida em geleias, doces e sorvetes. Como a fruta tem muito látex, normalmente se espera cerca de 2 dias após a colheita para consumi-la (para o látex não incomodar).
Para pessoas que têm pouco espaço, a ameixa-de-natal é uma excelente opção.
As mudas normalmente são feitas por estaca e, por isso, produzem bem rápido.
O interior da fruta é bastante suculento, com sementes pequenas.