Você vai ver nesse artigo:
Alopecia em crianças
Diferença entre alopecia areata e micose no couro cabeludo
Uma das principais causas de queda de cabelo em crianças é a alopecia areata, que resulta em áreas calvas bastante delimitadas, arredondadas, deixando o couro cabeludo liso nessas regiões, sem cabelos.
Ela pode acometer pessoas em todas as faixas etárias, é frequente em crianças, e muitas vezes confundida com micose no couro cabeludo – outra causa de perda capilar, não habitual em adultos, mas comum em crianças. Nesta, geralmente nas áreas em que o cabelo cai, o couro cabeludo fica avermelhado, com crostas, descama e o cabelo quebra, diferente da areata.
Quando se suspeita de micose no couro cabeludo, o ideal é fazer um exame em que são colhidas as escamas do couro cabeludo e os cabelos, e examinados em microscópio, assim identifica-se o fungo. Resolve-se o problema em definitivo com antifúngicos de administração via oral.
Tricotilomania
Esse não é um problema capilar, mas um transtorno psiquiátrico que pode acometer adultos, mas é mais frequente em crianças, que tem compulsão por arrancar os cabelos, muitas vezes fazem isso escondido, e assim surgem áreas com rarefação capilar no couro cabeludo. Uma vez identificada essa compulsão, ela deve ser tratada, tanto por psiquiatras como psicólogos.
Eflúvio telógeno
Nele ocorre uma queda difusa dos cabelos, e diferente das situações acima mencionadas, não afeta áreas com limites bem demarcados, além de geralmente ser secundário a algum problema de saúde, por exemplo, um quadro infeccioso, como dengue, ou ocorrer após cirurgias de grande porte, distúrbios nutricionais ou hormonais. Nessas situações é importante identificar as causas de base da queda capilar e tratá-las de maneira adequada.