Você vai ver nesse artigo:
Alopecia areata na barba
Quando a pessoa nota que tinha uma barba cheia e de repente começam a surgir falhas, deve-se tomar cuidado e procurar um médico.
A alopecia areata faz a barba cair e ficar com falhas – às vezes grandes –, na forma de buracos arredondados, diferente da barba falhada, que é uma característica genética.
Causas da alopecia areata
Ela é uma doença autoimune bastante comum, que acomete cerca de 2% da população mundial, em que o corpo ataca os próprios folículos capilares, e pode atingir o couro cabeludo, a barba, ou qualquer outra área do corpo que tenha pelos.
A alopecia areata pode estar relacionada a outras doenças autoimunes, como diabetes, problemas da glândula tireoide e artrites. Se não for feito um tratamento precoce, a barba pode não crescer mais.
Prognóstico da alopecia areata
É uma doenças das mais imprevisíveis. Não se sabe ao certo o curso dela, se tem começo, meio e fim. Algumas pessoas a têm por um período, depois ela some e tempos depois volta.
Há relatos de pessoas que, mesmo fazendo os melhores tratamentos, com injetáveis e medicações, têm pequenas falhas na barba que às vezes melhoram, às vezes pioram.
Alopecia areata e estresse
A alopecia areata não é causada pelo estresse, porém ele pode agravá-la, causando mais falhas na barba.
Receitas caseiras para alopecia areata
Existem pessoas que fazem simpatias ou receitas caseiras, a barba cresce, e acham que foi por isso, mas em alguns casos a barba cresce novamente sem necessidade de tratamento. Se a inflamação afetar também a pigmentação da pele, os fios crescerão brancos.