Ovo: vilão ou mocinho?
Durante muitos anos o ovo foi tido como vilão da alimentação, mas ele foi redimido, hoje se sabe que ele é um alimento rico em proteína, em vitamina A e as do complexo B, sendo assim, o consumo de ovo é recomendado, o que se deve ter cuidado é como preparar o ovo, pois a grande maioria das pessoas consome ovo frito, e o que prejudica a saúde é a quantidade de frituras que se consome, e não o ovo em si. Por isso, prefira o ovo mexido ou cozido, que são mais saudáveis.
Por muito tempo se falou sobre o ovo por ele ter um percentual de colesterol na composição, mas é importante ter em mente que o ovo tem uma substância chamada lecitina, que faz com que o colesterol seja menos absorvido pelo intestino. O ovo é uma ótima fonte de proteína, inclusive a do tipo completa, aquela que fornece ao nosso corpo todos os aminoácidos essenciais.
Chocolate faz bem ou mal à saúde?
O chocolate, principalmente o meio amargo, que possui um teor de cacau maior do que os outros, e para que se possa aferir se o chocolate tem uma quantidade de cacau adequada, deve-se analisar no rótulo se a quantidade de cacau dele varia em torno de 66 a 70%, chocolates dentro dessa faixa são os melhores para a saúde, pois têm um maior teor de antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células, fazendo com que tenhamos doenças muito antes do que o esperado, e até mesmo influi no aparecimento de rugas.
Café faz bem a saúde?
O café é outro personagem polêmico da dieta, e também tem substâncias antioxidantes e por isso faz bem à saúde, desde que consumido moderadamente.