Você vai ver nesse artigo:
Dieta balanceada e bastante água
O cuidado com a pele depende de uma dieta diária balanceada. Além disso, é importante ingerir muita água, que entre outras funções, ajuda a eliminar toxinas do organismo.
Frutas e legumes vermelhos
Alguns alimentos que possuem casca vermelha, como maçã, cenoura e abóbora, ajudam a prevenir as rugas, uma vez que contêm vitamina C, que melhora a estrutura do colágeno, responsável por proporcionar firmeza à pele. Esses alimentos devem ser consumidos com casca.
A degradação do colágeno atinge uma maior intensidade a partir dos 30 anos.
Além da vitamina C, importante devido à ação antioxidante, os betacarotenos são outros compostos fundamentais, sendo encontrados principalmente na abóbora e na cenoura. Esses nutrientes são precursores da vitamina A, ativam a melanina (pigmento cutâneo) e aceleram o bronzeado. É por esse motivo que, durante o verão, muitas pessoas ingerem, por exemplo, bastante cenoura.
Legumes e vegetais verdes
Os legumes e vegetais verdes possuem vitamina A, que também favorece a renovação celular e o aumento de firmeza da pele.
Modo de consumo
A laranja pode ser consumida ao natural ou por meio de suco, porém, a bebida não deve receber muita água, visando a máxima manutenção dos nutrientes da fruta.
Com relação aos demais alimentos citados, eles podem ser cozidos a vapor, ou consumidos na forma crua, algo muito comum, por exemplo, durante o preparo de saladas.
Compressas de chás para eliminar olheiras
Os chás podem proporcionar efeito calmante sobre a pele. Muitas pessoas amanhecem com olheiras e a pele cansada. Assim, elas podem preparar, por exemplo, compressas com chás de erva-doce e camomila. As bebidas não devem receber adição de açúcar. Após preparado o chá, pode-se encharcar algodão no líquido e posteriormente passá-lo sobre as pálpebras.
Máscara natural
Essa máscara é indicada para peles oleosas e preparada com a mistura de hortelã, albumina (proteína presente na clara do ovo) e mel. A finalidade dela é proporcionar firmeza cutânea (efeito produzido pela albumina) e gerar adstringência (resultado propiciado pelo hortelã), além de propiciar um efeito calmante sobre a pele.
Para preparar a referida máscara, dissolve-se meio envelope de gelatina em três colheres (sopa) de água fervente. Após bater o líquido no liquidificador, deve-se acrescentar cerca de cinco a seis folhas de hortelã, que serão trituradas em seguida. Depois, basta verter a mistura em um recipiente, adicionar o mel vagarosamente e levar à geladeira. Quando a massa estiver gelada, antes de aplicar sobre o rosto, deve-se acrescentar a clara do ovo.
A aplicação deve ser feita em movimentos de baixo para cima. É necessário deixar a mistura agir por 20 minutos, removê-la com água, e então passar um filtro solar.