Você vai ver nesse artigo:
Preparação do organismo para a menopausa
A menopausa é normal, acontece em todas as mulheres. Se o corpo delas está funcionando bem, ameniza-se os sintomas desta fase e, além disso, há menor probabilidade de ganhar peso, algo que incomoda a maior parte das mulheres, e evita o acúmulo de gordura abdominal, relacionado a doenças cardiovasculares e diabetes.
Os alimentos recomendados ao longo do texto podem ser incorporados também na dieta da mulher com menopausa precoce.
Soja
O consumo de soja – rica em fitoestrogênio, composto de composição semelhante à do estrogênio – aumenta os hormônios femininos e ameniza, por exemplo, os “fogachos”, um dos principais sintomas da menopausa.
A melhor forma de consumir soja, pois permite uma melhor digestão, é na forma de tofu – soja fermentada –, e com ele é possível fazer diversas preparações, como pastas, patês, saladas, massas, ou grelhado na chapa (como se fosse um queijo branco).
O tofu bem temperado fica muito saboroso. É possível preparar tofu mexido, como se fosse ovo, e temperá-lo com açafrão.
Vitaminas
A necessidade de suplementação de vitaminas varia para cada um.
Na menopausa, é importante prezar por algumas vitaminas, principalmente as antioxidantes, que reduzem a gordura abdominal e amenizam os efeitos da menopausa.
Castanhas, nozes, sementes de abóbora e abacates, por exemplo, são ricos em vitamina E e selênio, e também ajudam a amenizar esses sintomas. Porém, não se deve consumir esses alimentos em excesso. Uma castanha-do-pará tem quantidade de selênio suficiente para um dia inteiro.
Consumindo 1 a 2 nozes por dia consegue-se uma boa quantidade de vitamina E, e também consegue-se um bom aporte desta em abacates grandes, com ¼ da fruta, que pode ser consumida pela manhã, pois sacia e regula a fome.
Pela manhã, há liberação de hormônios que geram saciedade, importantes para que se sinta menos fome ao longo do dia. Alimentos ricos em gordura também liberam compostos que geram saciedade.
Bebidas quentes
A bebida quente pode não ser a melhor opção para controlar os calorões da menopausa, pois pode aumentar ainda mais a temperatura corporal.
O chá de folhas de amora é eficiente para reduzir os fogachos e outros sintomas da menopausa, pois, assim como a soja, contém fitoestrógenos e reduz a queda hormonal.
Algumas nutricionistas sugerem 4 xícaras de chá de folhas de amora (não da fruta) ao dia. O chá verde também é indicado, devido ao efeito antioxidante e anti-inflamatório, que minimiza os sintomas da menopausa.
Folhas escuras, leite e derivados
O cálcio reduz a absorção de nutrientes, principalmente de ferro e zinco. As folhas escuras são fontes naturais de ferro, e também são ricas em ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, importantes para melhorar o humor.
Na menopausa, normalmente a mulher fica mais irritada e com o humor oscilando. Por isso, alimentos que contêm vitaminas do complexo B são indicados.
Outros alimentos ricos em cálcio são verduras verde-escuras, leite e derivados, e gergelim – porém, para conseguir uma quantidade significativa de cálcio é necessário comer muito gergelim.
O queijo e outros derivados de leite podem ser consumidos em lanches. Já durante as refeições, pode-se optar por verduras escuras e peixes como o salmão, fonte de ômega-3, importante para a saúde da mulher.
Cafeína
Deve-se tomar cuidado com o consumo de cafeína (não só no café, mas também nos chás, em refrigerantes a base de cola, etc.), principalmente porque ela aumenta a agitação da pessoa, e pode deixar a mulher mais irritada, e também porque ela tem um fator inflamatório e, em excesso, pode não ser benéfica.
O chá verde tem cafeína, mas também antioxidantes. Deve-se tomar cuidado com o café-expresso, que tem bastante cafeína.
Ovo
O ovo é indicado, não só pela proteína, mas porque na gema há concentração de vitaminas, entre elas a D.
Além disso, ele tem vitaminas do complexo B e outras substâncias que ajudam a modular o humor.
A incidência de osteoporose aumenta na menopausa, pois a mulher para de produzir estrogênio, hormônio importante para protegê-la de doenças. Dessa forma, é importante procurar fontes de vitamina D, como o sol.
Uva
A uva tem substâncias que modulam a queda dos níveis de estrogênio. Porém, deve-se tomar cuidado com a quantidade de carboidratos do suco de uva. Alguns nutricionistas indicam tomar menos 1 copo de suco integral de uva ao dia. Sucos 100% integrais podem ser diluídos com água para ficarem mais suaves e serem consumidos depois de refeições.
Banana
A banana é eficiente para modular o humor, e é uma fruta que pode até ser carregada na bolsa. Normalmente, a causa da oscilação de humor na mulher é a falta de um hormônio neurotransmissor chamado serotonina, a banana aumenta os níveis dele, e a pessoa fica mais tranquila e feliz.
Chocolate
O chocolate também é eficiente para modular o humor. O cacau, presente nele é que traz esse benefício.
Consumindo chocolate amargo, com bastante cacau, diminui-se a vontade de comer doces e modula-se o humor. Ele também é bom para emagrecer.
Não se deve comer uma barra inteira de chocolate amargo, uma “fileira” é o suficiente.
Acompanhamento médico
Recomenda-se que a mulher consulte um especialista, pois a prática de atividade física é importante e ocasionalmente remédios podem ajudar. É necessário entender como está a flutuação hormonal da mulher, se ela está na menopausa, no climatério, etc.