Você vai ver nesse artigo:
Álcool faz engordar?
A perda de peso não depende somente do consumo de calorias no dia-a-dia, mas do tipo de alimento e também das bebidas. As pessoas normalmente esquecem de quantificar as calorias dos sucos, refrigerantes, cervejas e vinhos, porém o álcool é um dos piores produtos que podem ser consumidos no processo de emagrecimento, pois ele interfere em uma tríade bem complicada: cortisol, hormônio e fluídos.
Quando a pessoa consome álcool, há a liberação de um hormônio chamado cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, que normalmente faz com que a pessoa degrade mais tecido muscular (que é mais metabolicamente ativo e faz com que o metabolismo fique mais acelerado) e acumule mais gordura, principalmente na região abdominal.
O álcool engorda diretamente e indiretamente. Diretamente porque 1g de álcool oferece 7 calorias. 1g de carboidrato ou de proteína oferecem 4 calorias, e a gordura 9 calorias por grama – portanto, o álcool engorda mais do que pão e bife.
Indiretamente porque a bebida alcoólica faz com que a pessoa diminua as inibições dela. É muito comum a pessoa começar a beber (tomar uma ou duas cervejas ou caipirinhas) e começar a comer um monte de besteira e, principalmente, a beber mais do que tinha se programado. Portanto, deve-se prestar atenção a esse consumo indireto causado pelo álcool.
Frequência do consumo da bebida
Para melhorar isso, a pessoa deve identificar e organizar a rotina dela para determinar em quais dias ela vai beber. Às vezes a pessoa faz um happy hour na terça-feira, quarta-feira tem uma festa, sexta-feira tem outro evento (como um aniversário), sábado tem um churrasco, etc. Quando percebe, a pessoa bebeu em vários dias da semana. Deve-se tomar cuidado com isso.
Beber de estômago vazio
A pessoa deve se certificar de comer alguma coisa antes de beber, pois o álcool irrita a mucosa do estômago. Além disso, quando o estômago está vazio, a absorção do álcool é muito mais rápida, e a pessoa vai ficar inebriada mais rapidamente.
Hidratação
Outra dica é intercalar uma dose de bebida alcoólica com uma dose de água. Dessa forma, a pessoa se hidrata e, de forma complementar, acaba consumindo menos bebida alcoólica. No caso de caipirinha e bebidas similares, pode-se adicionar água na própria bebida para dilui-la e fazê-la render mais.
Versões light
No caso de drinks, como caipirinhas, a pessoa deve tentar beber versões mais light, por existem drinks com creme de leite, leite condensado, chocolate, caipirinhas com açúcar, etc. Diminuir as calorias nesses acompanhamentos do drink já irá ajudar muito no emagrecimento. Uma caipirinha de limão ou de maracujá com adoçante já vai ser melhor do que, por exemplo, uma piña colada, que tem coco e creme de leite e é muito mais calórica.
Controle da bebida
A pessoa deve tentar aprender a beber em pequenos goles e levando mais tempo para terminar um drink. Isso ajuda a beber menos ao longo da noite, pois a bebida irá render mais e será absorvida de forma mais gradual.
Toxicidade no fígado
O fígado é o órgão que vai metabolizar e excretar o álcool, e acaba ficando sobrecarregado quando a pessoa bebe bebida alcoólica. Por isso, a pessoa deve tentar não consumir comidas muito gordurosas, que também sobrecarregam o fígado, e durante a semana, nos dias seguintes, comer de forma mais limpa, menos gordura e com alimentos mais frescos e vivos, para melhorar a toxicidade do organismo.
Outra dica é, se a pessoa está em processo de emagrecimento, restringir a bebida alcoólica para no máximo 1 vez por semana. O ideal é, por todas essas questões hormonais e calóricas, não beber bebida alcoólica. Porém, eventualmente, no caso de um casamento, uma festa, etc., a pessoa deve controlar a quantidade que irá beber.
Que bebidas posso consumir?
As bebidas alcoólicas menos prejudiciais são vinho tinto, vinho seco, vodka, whisky, bebidas feitas com limão e vodka, como a caipirinha, ou gim diet (sem açúcar) com whisky. Qualquer ingrediente que seja diet ou sem açúcar é melhor se combinada com uma dessas variedades de álcool que têm menos calorias.
A bebidas mais prejudiciais são: a cerveja, que tem muita caloria e aumenta muito a glicose; coquetéis com creme de leite, leite condensado ou muitas frutas misturadas; e bebidas misturadas com refrigerante normal, como whisky com guaraná normal ou whisky com energético (que não deve ser consumido, pois aumenta a frequência cardíaca e pode fazer a pessoa passar mal).
Se a pessoa seguir essas dicas, o consumo de bebida alcoólica será menos prejudicial ao emagrecimento.