Albumina: o que é e para que serve?
A albumina é uma proteína de alto valor biológico encontrada no leite (lactoalbumina), na batata, na clara do ovo (ovoalbumina), no nosso sangue (soroalbumina), e assim como a caseína é de lenta absorção, entretanto, fica menos tempo no organismo: é absorvida de 2 a 3 horas, e a caseína de 7 a 9 horas – a absorção lenta proporciona melhora da síntese proteica no organismo –, e normalmente mantém-se ativa no organismo de 3 a 5 horas.
Além da musculação, a reposição da albumina é utilizada na medicina, para tratar queimaduras, hemorragias graves e também após cirurgias plásticas.
A albumina exerce outras funções menos conhecidas, como, por exemplo, regular o pH do organismo, auxiliar na produção de ácidos graxos e no transporte de hormônios.
Suplementos de albumina
O corpo não produz quantidades adequadas de albumina. Ela é um produto muito conhecido e um dos mais antigos do mercado, e pode ser consumida no café da manhã, por exemplo, junto com whey protein, ou antes de dormir.
Pelo fato de ter muitos carboidratos, é mais indicada para quem quer ganhar peso, e não para os que buscam definição muscular.
É muito usada devido aos bons resultados na suplementação e também por seu baixo custo – normalmente bem mais barata do que a caseína.
Os suplementos de albumina contêm aminoácidos essenciais e não essenciais, além de vitamina B, minerais como zinco, manganês e outros.
Suplementos a base de ovos são mais baratos e uma ótima fonte de proteínas. Os melhores de albumina são os que contém maior concentração de proteína, cerca de 80%, e com não tão elevado teor de carboidrato, os com alto teor de carboidratos contém maltodextrina.
Os suplementos de albumina contêm cerca de 300mg de sódio a cada 30g, ou seja, 3 doses deles ao dia correspondem a quase 1g de sódio, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo máximo de sódio diário deve estar em torno de 2g, e deve-se levar em conta ainda o consumido no restante da alimentação, já que sódio em excesso pode ser prejudicial ao organismo.
Albumina ou clara de ovo?
A albumina é a clara de ovo na forma desidratada, assim é mais fácil adicioná-la à dieta com shakes, iogurtes etc.
Entre a albumina em pó e a clara de ovo, dê preferência à clara de ovo cozida, pois no processo de desidratação, a albumina em pó perde água, grande facilitadora da digestão da proteína.
Muitos têm queixas com respeito ao sabor da albumina e adicionam-na em shakes ou iogurtes para melhorar o seu gosto. Hoje existem albuminas saborizadas, porém, essas geralmente vem com altas concentrações de maltodextrina.
Quais os melhores horários para tomar albumina?
Isso depende da dieta e do objetivo em questão, porém, em geral, quanto mais tempo nos mantivermos em estado anabólico, melhores serão os resultados.
Os horários mais recomendados para consumir albumina são antes de dormir e logo após acordar, pois nesses momentos geralmente o indivíduo está há algum tempo sem se alimentar, e como a albumina é de média a lenta absorção acarretará bons resultados, porém, não tão eficientes quanto os da caseína.
Depois do treino só é recomendado tomar albumina caso não tenha condições financeiras de comprar whey protein, proteína de rápida absorção pelo organismo.
Se consumir albumina depois do treino, adicione junto à ela suplementos de maltodextrina ou dextrose, para agilizar a absorção.