Como ocorre a acne cosmética
A acne também é dividida pelo tipo. Existe a do adolescente, chamada de vulgar, a da mulher adulta, que tem relação com os hormônios, e a cosmética, que normalmente ocorre quando o paciente começa a usar algum creme errado. As áreas em que a acne aparece normalmente são as bochechas e a testa. As cosméticas são espalhadas, pontuais e bem vermelhas. Normalmente quando o paciente interrompe o uso desses cremes incorretos, melhora a pele. O ideal é procurar um dermatologista para saber o tipo de creme específico para o tipo de pele.
Cuidados na escolha e uso de produtos cosméticos
É muito importante prestar atenção na hora de escolher uma maquiagem, um filtro solar e ate mesmo demaquilante. Quando for comprar algum produto, deve-se procurar observar o rótulo, verificando se existe alguma indicação como “não comedogênico” ou “não causa espinhas”, um primeiro sinal de que se está comprando o produto correto. Além disso, ao escolher um protetor solar ou maquiagem, deve-se procurar produtos livres de óleo. Muitas vezes há uma indicação no rótulo, como “oil control”, “oil-free”, muito importantes na escolha do produto adequado. Lavar o rosto é importante, mas muitas pessoas acabam utilizando o demaquilante errado.
Existem demaquilantes bifásicos, que contêm óleo e água na mesma embalagem. Quando a pessoa limpa o rosto com demaquilantes bifásicos, fica um pouco de resíduo de óleo na pele, o que realmente estimula as espinhas. O ideal é utilizar esses demaquilantes somente na área dos olhos, e lavar o rosto com água e sabonete. Assim, a pessoa irá retirar a oleosidade de sua pele sem ter o risco de piorar as espinhas.
Não se deve dormir de maquiagem.
Receitas caseiras contra acne
Há relatos de uma jovem que usa creme dental ou até mesmo pomadas mentoladas em cima da espinha. As receitas caseiras não costumam ser muito boas, pois pode-se desencadear um processo alérgico ou ter uma queimadura com determinado produto. O ideal é evitar essas medidas. O dermatologista pode receitar uma pomada secativa específica, que realmente funcione sem agredir o rosto do paciente.