Composição
O ácido hialurônico, substância presente nas camadas mais profundas da pele, é formado por duas moléculas de nomes complexos: o ácido glucurônico e a glicosamina.
Funções
O ácido hialurônico é responsável pela elasticidade, firmeza, hidratação, flexibilidade, pelo aspecto jovem da pele e pela fixação da água nos níveis mais profundos. Quanto mais jovem, mais ácido hialurônico o indivíduo terá na pele. Com o tempo, os teores diminuem e fazem a pele perder o viço, o brilho, a hidratação e a elasticidade.
Presente em cosméticos sofisticados
Por todas essas razões, cada vez mais se utiliza esse ácido em doses elevadas em cremes e séruns, responsáveis por devolver, ainda que parcialmente, a jovialidade à pele, afinal, essas moléculas têm poder de hidratação e revitalização. Assim, ele é um dos ingredientes dos cosméticos sofisticados e está-se tornando bastante conhecido.
Quem pode usar?
Com esse ácido podem-se suavizar rugas estáticas, quer dizer, as que já possuem traço definido no rosto, como o famoso bigode chinês. Além disso, com ele também é possível obter volume, logo é possível utilizá-lo, por exemplo, para conferir maior volume aos lábios.
Diferença entre ácido hialurônico e Botox
O Botox é indicado para paralisar rugas dinâmicas, isto é, as provenientes da contratação da musculatura da testa, já que o ácido hialurônico não cumpre essa função.
Contraindicações do ácido hialurônico
Gestantes ou mulheres que estejam amamentando não podem usar ácido hialurônico, nem quem seja portador de infecção ou inflamação local.
Ácido hialurônico para repor volumes
Nos jovens, o traçado de uma linha no terço inferior da face (dos ossos zigomáticos até o mento) forma um triângulo. Já, nos idosos, a tendência é formar um retângulo em virtude de queda da pele, reposicionamento de gordura e remodelação óssea. Esse volume se pode devolver com ácido hialurônico.
A reposição desse volume nas maçãs do rosto atribui aspecto mais jovial; na mandíbula, imprime ar mais masculinizado a alguns homens que desejam realçar essa angulação.
Tipos de ácido hialurônico
Há, no mercado, diferentes tipos de ácido hialurônico, que podem apresentar mais viscosidade ou menos, de acordo com a profundidade da aplicação. Se colocado próximo ao osso, por exemplo, essa viscosidade deve ser maior.