Você vai ver nesse artigo:
O açaí é mesmo um alimento altamente calórico e perigoso? Vale apena usá-lo para ganhar massa muscular? Tem algum jeito de consumi-lo para auxiliar no emagrecimento?
Calorias do açaí
Há certo preconceito em torno do açaí, muitos acham que ele é excessivamente calórico. Porém, há versões industrializadas dele e a fruta in natura. A polpa de açaí industrializada é acrescida de açúcar, xarope de glicose, xarope de guaraná, e por conta disso tem mais calorias. Quando comprar polpa de açaí congelada, opte por uma que seja 100% açaí, sem a adição de açúcar, de mel ou de xarope, pois isso prejudica a composição de um alimento tão importante.

Em 100g da fruta do açaí há cerca de 60 calorias, 0,8g de proteínas, 4g de gorduras, 6,5g de carboidrato e 2,6g de fibra. O açaí tem poucos carboidratos, e, além disso, tem quantias interessantes de gorduras e de fibras, dessa forma o índice glicêmico dele acaba sendo mais baixo, a absorção dos carboidratos é lentificada, o que resulta em um menor pico de insulina, e é interessante para quem quer perder peso. Portanto, apesar de parecer contraditório, se usado da forma correta o açaí pode ajudar a emagrecer.
Açaí engorda?
No norte do país, nos estados do Pará e do Amazonas, o açaí é consumido salgado, com peixe ou com pirão, e no resto do Brasil normalmente é vendido na forma de polpa congelada ou de picolé ou sorvete. Alguns vendem a polpa in natura, mas geralmente em lanchonetes ela é batida no liquidificador com mel, xarope de guaraná, leite condensado, açúcar, misturada com banana, morango, coco seco, alguns ainda adicionam granola por cima, portanto, incrementa-se o valor calórico geralmente com carboidratos de índice glicêmico mais alto. Consumir açaí dessa forma fatalmente fará a pessoa ganhar peso.

Para quem está em bulking (fase de ganho de peso), a melhor forma de consumir açaí é antes do treino, misturado com banana, aveia e um pouco de mel, para assim manter os estoques de energia e de glicose circulantes durante todo o treino, além disso pode-se utilizá-lo no café da manhã ou no lanche da tarde, assim eleva-se o computo calórico do dia.
Açaí para ganhar massa muscular?
Tratando-se de ganho de massa muscular não há milagres, não adianta comer açaí, aveia, tomar whey protein, se não malhar, daí a importância de aliar treinamento de força, alimentação adequada e descanso.
Açaí emagrece?
Compre polpa de açaí sem adição de açúcar, xarope, etc., e bata-a no liquidificador com uma fruta de menor índice glicêmico, como morango congelado – a mistura vira um sorvete – ou com leite de coco, apesar de que este tem muita gordura, e por conta disso para alguns pode causar diarreia e desconforto intestinal.
Açaí de lanchonete
Normalmente, o açaí vendido em lanchonetes é adocicado com xarope de guaraná ou com mel, e pode atingir 100g de carboidrato a depender do tamanho da porção – quantia extremamente alta. Assim transforma-se um alimento rico em nutrientes excelentes, como gorduras boas e fibras, em uma bomba de carboidrato, por isso, se pretende emagrecer, cuidado ao consumir açaí na rua.
Mais fibras e menos carboidratos
Na fabricação das polpas industrializadas, muitas vezes descarta-se a casca do açaí, assim perde-se grande parte da fibra presente no alimento. Por isso, quando comprar polpa de açaí, analise o rótulo e opte pelo produto que dispuser a maior quantidade de fibras e a menor de carboidratos – o que diminui a probabilidade de nele ter sido acrescido xarope.
Se o intuito for acrescentar mais fibras no açaí, ao invés de consumi-lo com granola, opte pela aveia, pois assim se adiciona um carboidrato bom e com boa quantidade de fibras. Outra opção interessante é consumi-lo com chia.
Não consigo viver sem açaí: o que fazer?
Para emagrecer não é necessário abrir mão de comer tudo que acha gostoso, entretanto, há duas opções: ou limitar o consumo desse açaí calórico para uma vez na semana ou a cada quinze dias – o ideal é ter uma variação de alimentos saudáveis no cardápio diário –, ou consumi-lo isoladamente no lanche da tarde ou no café da manhã, ou seja, sem tapioca, sanduíche, etc., e tente não colocar granola, mel, ou mais xarope de guaraná.
Uma opção é comprar a polpa de quem a vende para fazer suco, como de manga, de cupuaçu, de laranja e de açaí. Em seguida armazene-a no freezer, e quando sentir vontade de tomar açaí, bata a polpa dele no liquidificador com água, com pouco ou nenhum adoçante, dessa forma tem-se o sabor do açaí e não há a adição de mais carboidratos.
Açaí de procedência
Quando comprar um produto de açaí, seja polpa ou sorvete, opte por um de boa procedência, pois alguns são contaminados com o inseto barbeiro, que é o parasita causador da doença de chagas, que por vezes permanece anos silenciosa no organismo e quando se torna crônica pode causar vários problemas de saúde, inclusive, de coração, podendo até matar. Por isso cuidado ao comprar qualquer tipo de açaí, de qualquer fonte, pois o barato pode sair caro. Busque um fornecedor de confiança para garantir a qualidade do açaí que irá consumir.