Abdominoplastia depois da gravidez
A cirurgia de abdômen consegue solucionar parcialmente o problema de acúmulo de gordura e de flacidez de pele e muscular, provocados pela gestação.
Passar por abdominoplastia imediatamente após a gravidez é desejo comum de muitas mulheres que querem restituir o corpo ao estado anterior, mas o ideal é aguardar, para submeter-se a essa cirurgia, ao menos seis meses após o fim da amamentação, intervalo que permite ao corpo retomar o estado fisiológico normal, sem os efeitos dos hormônios da gestação e do aleitamento, o que repercutirá significativamente no efeito da cirurgia e da cicatrização.
Gravidez após abdominoplastia
Muitas mulheres têm dúvida sobre a possibilidade de ter filhos após essa intervenção. De fato, não há impedimento para isso, porém, como a gravidez traz grande mudança ao corpo, é possível que se perca o resultado da cirurgia.
Não é possível passar por abdominoplastia mais de uma vez, logo planejar é essencial para escolher o momento mais adequado para isso.
Pós-cirúrgico
O cuidado pós-cirúrgico compreende repouso absoluto por duas semanas e, para estimular a circulação nas pernas, caminhadas moderadas. Durante um mês, o paciente não poderá dormir de lado ou de barriga para baixo, nem subir escadas ou dirigir. Quando andar, deve fazê-lo mais curvadamente e, em qualquer atividade, manter as pernas dobradas, o que diminuirá a tensão sobre a área operada e ajudará na cicatrização. É aconselhável fazer drenagem linfática.
Em cerca de duas semanas, a pessoa poderá retornar ao trabalho que não demande grandes esforços físicos. Para tarefas que envolvam movimentos mais bruscos recomenda-se um mês de resguardo e, para atividades físicas mais intensas, três. O corpo necessita desses cuidados para a cicatriz se firmar e haver pouco risco de alargamento. Durante a recuperação, é comum sentir dores.