Você vai ver nesse artigo:
Lipoaspiração com abdominoplastia: lipoabdominoplastia
A abdominoplastia destina-se à retirada de gordura do abdômen inferior e de pele ao redor da região umbilical.
Uma variante desse procedimento é a lipoabdominoplastia do tipo Saldanha, em que se faz descolamento menor do abdômen juntamente com lipoaspiração (de menor intensidade do que a que se faz sem abdominoplastia) da área abdominal, flancos e dorso.
Cicatrizes
As cicatrizes, que exigem troca de curativos e medicamentos, como antibióticos e analgésicos, além de acompanhamento periódico, podem variar de tamanho e configuram, abaixo da região pubiana, uma linha arqueada que se eleva para a lateral.
Gravidez
Essa cirurgia não impede a gravidez, porém, se ocorrer após a abdominoplastia, os resultados estéticos certamente ficarão comprometidos e, na maioria dos casos, será necessário nova cirurgia. Após gestação, recomenda-se que a mulher aguarde o acomodamento dos tecidos antes de se submeter a uma plástica de abdômen.
Pós-operatório
Logo após a abdominoplastia, o indivíduo poderá executar a maior parte das atividades cotidianas, desde que se movimente dentro dos limites aconselhados e não levante pesos.
Resultados
Por se tratar de cirurgia que remove certa quantidade de pele e gordura, reduz-se o peso corporal do paciente, de acordo com o volume do abdômen, mas não são os quilos perdidos que definem o resultado harmônico, e sim a proporção que o abdômen mantém com o restante do tronco e com os membros.