Idade ideal para começar a usar aparelhos ortodônticos
Antigamente, os aparelhos ortodônticos eram bem desconfortáveis, mas os avanços tecnológicos deixaram-nos mais cômodos e discretos.
Os pais podem identificar a necessidade de a criança iniciar um tratamento ortodôntico pelas visitas rotineiras ao dentista.
A primeira consulta deve ocorrer após surgir o primeiro dente para se introduzir, de forma lúdica, a criança no ambiente odontológico, com tratamento e prevenção. Assim, ao chegar à fase da intervenção, ela já tem plena confiança, o que torna a terapêutica prazerosa e agradável.
Higienização bucal com aparelhos ortodônticos
A higienização é a mesma que a criança já faz, com os bochechos como elemento adicional para remover os débris, que se acumulam entre os fios e os acrílicos, em geral presentes nos aparelhos da primeira etapa de tratamento.
Tipos de aparelhos ortodônticos
Há dois tipos de aparelhos ortodônticos interceptadores: os móveis e os fixos. Os primeiros, constantemente retirados da boca, perdem-se com facilidade e prolongam o procedimento. Por isso, é preferível utilizar o fixo.
Para facilitar a adaptação da criança ao consultório, o dentista pode aplicar aos aparelhos e acrílicos personagens de animação, glitters, adesivos de times de futebol, etc., recursos que a incentivam ao aparelho ortodôntico. Quanto mais cedo ela se familiarizar com esse ambiente, mais facilmente se adequará a ele.