Fatores que levam ao uso de aparelhos ortodônticos
O crescimento dos maxilares de uma criança depende de vários fatores, principalmente relacionados à mastigação, à fonação, à respiração e a hábitos (chupar um dedo ou chupeta, por exemplo).
Durante o aleitamento, a mãe proporciona, além de nutrição, um momento de segurança e afeto para o bebê, que, nessa fase, começa a exercitar lábios, bochechas e língua e vai aprimorando a deglutição, fundamental para os maxilares e os dentes se posicionarem bem.
Atualmente, muitas pessoas já usam aparelhos ortodônticos e a tendência é que um número cada vez maior o faça, principalmente porque as gestantes não amamentam os filhos e, dessa forma, eles não exercitam a sucção, além de isso não favorecer a respiração nasal.
Mastigação e desenvolvimento da fala
Evite raspar frutas, como maçã, antes de dar à criança que, quando principia a desenvolver os dentes molares (situados ao fundo), é primordial que morda os alimentos e treine toda a musculatura da boca.
Como as crianças costumam espelhar-se nos adultos, é ideal que os pais mastiguem diante delas e o façam de oito a dez vezes. É importante também mostrarem que se utilizam os dois lados durante a mastigação, cujo início prepara a musculatura para o próximo momento, que consiste no desenvolvimento da fala.
Bons hábitos desde cedo para dispensar o uso de aparelho ortodôntico
Não se pode afirmar com absoluta certeza que alguém não vai precisar usar aparelho, porém fontes científicas e a própria experiência nos consultórios odontológicos demonstram que a prevenção, aliada ao conhecimento, é o melhor caminho a seguir, principalmente no âmbito econômico.